quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cérebro




Quando criança eu tinha um dificuldade enorme em pronunciar certas palavras e uma delas era Cérebro, eu falava meio: celebro, cereblo, e por ai ia, mas hoje em dia já consigo falar essas e outras palavras corretamente. Ainda bem =D.
Mas indo ao assunto: O cérebro humano em comparação aos outros órgãos do corpo humano, nãoé atraente, tem uma textura entre pudim e manteiga, parece ate que não funciona, visto que nãoexpande como os pulmões, não bombeia como o coração e nem excreta substancias visíveis como a bexiga.

Os egípcios quando mumificavam os corpos jogavam fora o cérebro, preservavam o coração, como se fosse mais importante.

Aristóteles achava que o cérebro era um órgão que esfriava o sangue, já René Descartes se aproximou mais, concluiu que era um tipo de antena pela qual o espírito poderia se comunicar com o corpo.

A função básica do cérebro é manter o corpo vivo, por meio de seus 86 bilhões de neurónios.

Antigamente era preciso que vitimas com lesões cerebrais morressem para estudo do cérebrodessas pessoas, aberrações no comportamento levava ao diagnóstico, mas apenas após a morte. Com a tecnologia já é possível estudar o cérebro com pessoas vivas utilizando de:eletroencefalografia, tomografia, ressonância magnética e magnetoencefalografia.

Algumas curiosidades da história da neurociência:

* O homem que se perdeu, Phineas Gage apôs um acidente, com barra de ferro, mostrou-se agressivo e desrespeitoso o estudo após sua morte, mostrou que o juízo moral e social estão no lobo frontal. Ele sobreviveu ao acidente.


* O cientista Broca analizou o cérebro de um paciente que falava apenas uma palavra sualesão era na parte inferior do córtex frontal esquerdo que passou a ser chamada de'' área de Broca''. O cientista Wernicke descobriu uma lesão na porção posterior do lobo temporal dohemisfério esquerdo e também estava relacionada a fala e passou a ser chamada de ''área deWernicke''.




* Para tratar de epilepsia retiraram de Hernry Molaison uma grande parte do hipocampo esse paciente perdeu a capacidade de formar memória. Mostrando que o Hipocampo tem um papel crucial na memória.



LOBOS e algumas funções.



Funções dos Giros:


PS: Existem muitas coisas relacionadas ao cérebro que ficara para um próximo post. =D